Amadores se espelham em influencers do bodybuilding para chegar ao Mr. Olympia 

O primeiro dia de apresentações do Mr. Olympia Brasil Expo foi realizado neste sábado (28) envolvendo atletas amadores e profissionais, que buscam o sonho de defender o país na elite da modalidade, uma das que mais cresce no mundo. 

A competição, que é organizada pela Savaget Promoções e pela Musclecontest, ocorre no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP). Além da disputa esportiva, uma feira com as principais novidades em produtos e serviços do universo do bodybuilding tem 60 marcas.

Feras do esporte e referências como Fernando Sardinha, Renato Cariani, Paulo Muzy, Toguro, Felipe Franco e Julio Balestrin foram ver de perto os atletas que tem como principal objetivo serem profissionais. Os nomes citados arrastam multidões nas redes sociais e pessoalmente com filas enormes por uma simples foto.

Subiram ao palco centenas de bodybuilders nas categorias amadoras do Women Physique, Figure, Bodybuilding e Classic Physique. Cada apresentação vinha acompanhada de uma esperança de ganhar um dos três Pro Cards por categoria, totalizando 12 no overall, e mudar a vida das famílias para sempre.

Até o próximo domingo (29), mais de 1.300 atletas farão suas apresentações aos jurados no Mr. Olympia Brasil Expo 2023. 

Na Figure, Saionara Rebelo foi a campeã no overall e a sua história na modalidade começou pelo incentivo do marido em Campinas (SP), que viu potencial para o esporte. ”Não tenho palavras para descrever tamanha emoção. Comecei a competir em maio e agora já sou profissional. Vamos para as cabeças agora”.

Outro destaque das apresentações amadoras do dia foi o catarinense de Blumenau Henrique da Silva, campeão Bodybuilding, categoria sem limite de peso e considerada a primeira da modalidade popularizada por Arnold Schwarzenegger. 

”Mudei para São Paulo para buscar meu sonho no esporte. Conquistei meu objetivo e hoje sou profissional. Terei muito trabalho pela frente para ficar nos tops. Amanhã ainda vou competir entre os melhores do Mr Olympia”.

O evento teve neste sábado disputas de atletas profissionais nas categorias Figure e Men’s Physique. Nas duas, os vencedores foram estrangeiros. Na Figure, a eslovaca foi a campeã e e o marroquino Mehdi Kabbad levou a taça do Men’s Physique.

No domingo  sobem ao palco os amadores das categorias Bikini, Wellness e Men’s Physique, e os profissionais do Classic Physic. As finais serão às 17h.  A Classic Physique é apontada como a principal categoria do fisiculturismo mundial, que tem o canadense Chris Bumstead como tetracampeão do Mr Olympia internacional e o acreano Ramon Dino como atual vice. ​​

Foto: Rodrigo Dod